Nutrição para prevenir lesões

Postado por Viva Melhor em 01/Jul/2022


Está mais do que claro que nenhum corredor quer se machucar, mas também todos sabemos que está dentro das possibilidades, como acontece com qualquer atividade. E mesmo quando você vai a especialistas para tratar ou prevenir esses problemas, a recaída costuma aparecer mais cedo ou mais tarde, principalmente quando os tempos de recuperação não são respeitados.

]Pensando nisso, uma alimentação balanceada acompanhada de uma hidratação adequada não só melhora o desempenho e promove a recuperação, mas também previne lesões.

Sim, como você está lendo: existem alimentos que ajudam a prevenir lesões, e hoje vamos ver exemplos de alguns deles, começando pelos vegetais.

Presentes em qualquer dieta e em qualquer nutrição equilibrada, esses alimentos são uma grande fonte de nutrientes, mas principalmente repolho, brócolis e alho-poró, pois são ricos em enxofre e fornecem glucosamina às articulações.

Outro alimento que ajuda a prevenir lesões são as leguminosas. Sendo fontes essenciais de cálcio e magnésio, ajudam no relaxamento muscular e previnem o aparecimento de possíveis cãibras.

Por outro lado, os peixes, ótimas fontes de ômega 3, são alimentos que auxiliam na regeneração dos ligamentos, uma das lesões mais comuns em corredores. Atum, salmão ou cavala são aqueles tipos de peixes que devem estar sempre presentes.

Da mesma forma, qualquer alimento rico em proteínas é altamente recomendado porque ajuda a regenerar o tecido muscular danificado.

E se falamos de alimentos que nos ajudam a prevenir lesões, devemos falar de frutas que têm altos benefícios para combater inflamações, feridas ou inchaços.

De acordo com especialistas, o abacaxi e o mamão ajudam a reduzir a inflamação porque estimulam a reparação dos tecidos inflamados da pele.

Também kiwi, framboesa e morangos contêm altos níveis de vitamina C, que ajudam na cicatrização de feridas abertas na pele.

E, finalmente, devemos lembrar que é essencial que tudo o que foi mencionado acima seja acompanhado de água. Um músculo mal hidratado é mais propenso a lesões ou contrações. Um bom nível de hidratação é uma das chaves para manter o corpo em forma, pois a água hidrata todos os tecidos, além de dar à cartilagem a força necessária para suportar esforços musculares ou cargas pesadas.

Fonte: ESPN Run