Carboidratos: uma questão de quantidade, mas principalmente de qualidade

Postado por Viva Melhor em 17/Dez/2021


Os carboidratos têm tido uma má reputação nos últimos anos e, em parte, isso tem uma base sólida. Mas também devemos deixar claro que é um macronutriente muito importante para o nosso corpo, especialmente para aqueles de nós que praticam esportes como corrida. E, nesse sentido, é importante controlar não só a quantidade, mas também a qualidade dos carboidratos que ingerimos.

Não é a mesma coisa incorporá-lo em nossa dieta por meio de fontes saudáveis, como grãos inteiros ou legumes, do que de carboidratos refinados. O último termo se refere a grãos que perderam seu farelo e germe, incluindo pão branco, macarrão, biscoitos e arroz branco. Também inclui açúcar e outros adoçantes.

O problema, basicamente, é que os grãos refinados geralmente carecem de fibras, o que promove a perda de peso ao reduzir o apetite e aumentar a sensação de saciedade.

Comer menos carboidratos, incluindo menos carboidratos refinados, também pode promover a perda de peso, alterando os níveis de hormônios específicos que regulam nosso apetite.

Embora uma dieta baixa em carboidratos ou cetogênica definitivamente não seja adequada para todos, substituir os carboidratos refinados por uma variedade de fontes de carboidratos ricos em fibras e densas em nutrientes, como grãos inteiros, batata, batata doce, nozes, sementes e legumes, pode ser benéfico.

Também é melhor evitar alimentos ultraprocessados, que incluem fast food, lanches embalados, doces e bebidas açucaradas. Esses produtos contêm não apenas carboidratos refinados, mas também conservantes, açúcares, gorduras prejudiciais à saúde, sal e outros ingredientes que devem ser limitados na dieta regular de qualquer pessoa.

Fonte: https://www.espn.com.ar/espn-run/nota/_/id/9674310/carbohidratos-cuestion-de-cantidad-pero-especialmente-de-calidad-espn-run