Como se hidratar antes, durante e depois de treinar

Postado por Viva Melhor em 21/Out/2021


Sabemos bem que a hidratação é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo e, portanto, também para um ótimo desempenho esportivo. E quando se trata de falar sobre a ingestão de líquidos, a ênfase costuma ser nas doses diárias recomendadas, embora pouco se diga sobre como se hidratar a cada momento do dia.

Vamos responder isso então, e começar com a preparação para o treinamento. Nos 45 minutos que antecedem a sua sessão, o ideal é não ingerir nenhum sólido, pois isso pode prejudicar seu treinamento. Lembre-se que você vai trabalhar a respiração abdominal e se tiver comido muito ou tiver uma digestão lenta, não conseguirá fazer os exercícios corretamente ou até se sentir mal. Por isso, aproveite para beber água, um pouco de infusão ou água de coco. Beba em pequenos goles e tente evacuar o excesso de líquidos antes de sair para uma corrida, você terá tempo suficiente.

Uma vez que você já está treinando, você também deve se hidratar. As quantidades e tipos de bebidas que você usa dependem de sua taxa de suor, condições climáticas, intensidade e duração da sessão. Mas tenha em mente que, se você se exercita em condições úmidas ou se o treino dura mais de uma hora, certamente será necessário se hidratar com água e algum outro líquido como isotônico ou bebida esportiva, que também repõe os sais minerais perdidos (principalmente sódio). Do contrário, basta se hidratar com água. Mas ainda considere beber líquidos durante suas rotinas, sempre em pequenos goles a cada 5 a 10 minutos, e lembre-se de não esperar até estar com sede para fazê-lo.

Finalmente, após a sessão, você também deve ter uma estratégia de hidratação. Como durante os treinos, é necessário repor a água perdida e os sais minerais. Além disso, as frutas também ajudam muito nesse momento, pois além de vitaminas e minerais também fornecem carboidratos para reabastecer os depósitos desse macronutriente que se esgotaram durante o trabalho. Nesse sentido, devemos ter em mente que é totalmente normal que você não sinta fome logo após o exercício, mas aos poucos seu apetite começará a aumentar e você deverá evitar frituras. Frutas e vegetais frescos serão seus melhores aliados. Além disso, em épocas de baixas temperaturas também pode-se recorrer a caldos, que irão adicionar a ingestão de sódio necessária. Finalmente, uma xícara de leite com chocolate quente será útil no tempo frio, enquanto no verão um copo bem frio dessa mesma bebida pode ser uma verdadeira “recuperação” natural.

E você, com que frequência você se hidrata?

Fonte: https://www.espn.com.ar/espn-run/nota/_/id/8380396/como-hidratarse-antes-durante-y-despues-de-entrenar-espn-run