Como ter mais motivação para ser Fitness?

Postado por Viva Melhor em 02/Mai/2022


Vamos (re)começar a treinar? Vamos! Metas fitness traçadas e motivação lá em cima: perfeito!

No início, é normal ter até que “segurar um pouco a onda” para não exagerar nos treinos, de tanta motivação: afinal, queremos ver resultados! E, com o tempo, eles vão chegando nas roupas, no espelho, nos comentários…

Mas, de repente, surge um compromisso e você deixa o treino de lado em um dia. Só um dia: não tem problema, claro. O problema é quando um dia vira dois, três e, pouco a pouco, a motivação para ser fitness e entrar em forma vai indo pelo ralo. Assim, nos momentos em que a vida fica corrida, como ter motivação para treinar?

FAÇA UM PLANO E SIGA-O!

1. VISUALIZE SEU SUCESSO

Quanto mais se imagina uma coisa, maior a chance desta ideia se tornar realidade. Se imagine do jeito que você VAI ficar. Antes de uma prova ou jogo, atletas de ponta recorrem a visualizações para se prepararem melhor. Se funciona para eles, funciona para você também! Quer emagrecer? Ou ficar mais forte? Ou ficar com o corpo magro e forte? Comece a imaginar!

2. CORTE O TÉDIO PELA RAIZ

Seus níveis de motivação fitness e desempenho vão oscilar, e isso é 100% normal! Às vezes, você vai se sentir em forma e com bastante energia e, de repente, vem uma baita sensação de cansaço e desânimo. Isso nem sempre está relacionado a fatores corporais: pode ser a mente tentando dar uma rasteira!

Por essas e outras, malhar também tem que ser uma atividade prazerosa. Além disso, você precisa obter algum tipo de resultado positivo, pois, senão, sua motivação vai ser abalada. Não deixe o tédio chegar para ficar! Torne o seu treino mais divertido e variado.

Aí vão umas dicas:

  • Treine com amigos: treinar com amigos é divertido e dá um gás na motivação. Sempre que puder, marque treinos com outras pessoas (ainda que, às vezes, só possam ser treinos virtuais): assim, é menos provável que você desista de se exercitar! Além de incentivarem um ao outro, parceiros de exercícios dão sempre um levante na moral quando bater o desânimo.
  • Que tal mudar os ares? Ninguém é obrigado a treinar sempre no mesmo lugar! Agite um pouco a rotina e treine em locais diferentes: ache uma quadra, um parque diferente, ou treine na sala de casa, na varanda… na hora de variar o ambiente, vale tudo!
  • Escolha a música certa: a batida perfeita pode ajudar a alcançar o desempenho máximo e motivar na medida certa. Já tem uma música ou playlist preferida para a hora do treino? Vai que vai! Aperte o play para se empenhar mais e envolver suas emoções. Fotos, vídeos ou frases motivacionais também podem fazer a diferença no quesito “vontade de treinar”.

3. TREINE PELA MANHÃ OU LOGO APÓS O TRABALHO

Conforme o dia vai passando, o lado mais fraco da sua personalidade vai ganhando força: quando chegamos em casa após um dia cheio e nos jogamos no sofá para relaxar, poucas coisas têm o poder de nos fazer levantar. Assim, seja mais esperto que seu lado fraco: corra ou faça o treino de força logo pela manhã!

4. ACEITE UM DESAFIO: SIGA UM PLANO DE TREINO

Não há nada melhor que a sensação de alcançar suas próprias metas fitness. Quem quer continuar a se exercitar com regularidade, precisa de novos desafios. Nesse caso, iniciar um novo plano de treinamento é sempre uma boa ideia.

Seja um plano de treino bodyweight de 3 semanas para simplesmente começar a criar o hábito e desenvolver motivação para treinar, ou uma série para ficar com a barriga chapada e abdômen tanquinho, ou um plano de 12 semanas para quem quer desafiar mesmo a mente… tudo vale!

O importante é garantir variedade nos treinos. Dica: diversão é fundamental. Variedede e diversão são fundamentais para ter motivação fitness a longo prazo.

Bom treino!

Fonte: Runtastic