Como fazer um agachamento corretamente

Postado por Viva Melhor


O agachamento, ou squat em inglês, é um exercício famoso, e por quê? Por que é completo: entre muitos outros benefícios, ele melhora o contorno corporal e a postura.

Desde crianças, fazemos agachamentos o tempo todo! Já parou para observar que uma criança não passa sequer um segundo refletindo sobre como fazer um agachamento? Estes mini-humanos quebram fácil o ângulo dos 90°, e levantam com uma facilidade de dar inveja em muitas pessoas fitnes 😱

Mas, fatos são fatos: o tempo passa, crescemos, nos tornamos mais sedentários e, quando decidimos reverter isso, nos pegamos pensando: “como fazer agachamentos?”

Bem, sabemos desde criança, né? Vamos recuperar esta memória corporal, só que, agora, com atenção para evitar lesões? Veja abaixo um passo a passo de como realizar o exercício corretamente para obter bons resultados.

Como fazer agachamento da forma certa? Um agachamento bem feito…

  • Fortalece pernas, coxas, bumbum, os músculos das costas (e vários outros)
  • Aprimora a mobilidade da parte inferior do corpo
  • Ajuda a criar suporte para manter ossos e articulações intactos

E um agachamento executado de forma incorreta?

  • Não ativa os músculos com uma boa intensidade
  • Sobrecarrega os ligamentos e articulações
  • Pode aumentar o risco de (ou causar!) lesões

Então venha aprender como acertar no agachamento e conquistar todos os benefícios que os vários tipos de agachamento têm a oferecer. Acredite: quando a forma correta de fazer o exercício “entrar no automático”, você nunca mais vai querer parar!

AGACHAMENTO: COMO FAZER CORRETAMENTE

É um exercício que visa fortalecer principalmente a parte inferior do corpo. Você pode fazer squats usando apenas o seu próprio peso corporal, ou pode adicionar pesos, faixas elásticcas e barras para criar maior resistência.

OK, MAS POR QUE OS AGACHAMENTOS FICARAM TÃO “FAMOSOS”?

Bem, as vantagens de praticar agachamentos são muitas. O alvo principal do agachamento são os músculos da coxa (quadríceps e bíceps) e os glúteos (olá, bumbum durinho!). O mais legal é que, além disso, você ainda fortalece e estabiliza os músculos das costas, trabalha todo o tronco, aumenta a mobilidade dos tornozelos, melhora a postura e previne, assim, muitos problemas de coluna.

PREPARANDO UM AGACHAMENTO:

  1. Posicione os pés: algumas pessoas conseguem agachar melhor com os pés paralelos, outras precisam apontar os pés ligeiramente para fora. Escolha o que for mais cômodo para você.
  2. Contraia o abdômen como se você fosse “se defender de um soco na barriga”.
  3. Olhe para frente e mantenha as costas eretas.
Erro #1 – Começar pelos joelhos
Erro #2 – Virar os joelhos para dentro
Erro #3 – Curvar as costas
Erro #4 – Tirar o calcanhar do chão

Agachamentos são exercícios essenciais para uma boa rotina de treino. Siga esses passos e pratique. Fazer poucos agachamentos da forma certa traz mais benefícios do que exagerar na quantidade, mas com a execução errada. Quando você dominar o agachamento clássico, inclua as outras variações do exercício no seu treino, existem muitas!

Fique de olho na sua postura:

  • “Sente”: abaixe como se fosse se sentar. Desça com o bumbum (não apenas dobre os joelhos!)
  • Os joelhos devem estar alinhados com os dedos do pé: não deixe eles virarem para dentro.
  • Não se esqueça do tronco: olhe para frente e não curve as costas.

Importante – analise o movimento:

  • Tente sentir as diferenças no seu corpo quando você muda as posições dos joelhos ou dos pés.
  • Use e abuse das dicas e não hesite em usar materiais ou superfícies de apoio se precisar de assistência (halteres, faixas elásticas, o batente da porta…)
  • Executar os movimentos do squat corretamente é uma questão de muita prática, mas vale totalmente a pena!

Sim, a prática é amiga da perfeição. Se, para você, o agachamento é um exercício muito difícil e frustrante, tente trabalhar um pouco a sua mobilidade. Vá com calma, você consegue.

Fonte: Runtastic