Como saber se sua pisada é pronada ou supinada?

Postado por Viva Melhor


Um dos aspectos a ter em conta ao escolher o seu tênis de corrida é o seu tipo de pisada. Nesse sentido, os corredores são divididos em três grandes grupos: pronadores, supinadores e neutros.

A melhor maneira de entender a qual grupo você pertence é por meio de um estudo dinâmico da pisada, que é realizado incluindo tecnologias de sensores especiais. São pequenos tapetes que fazem a leitura da distribuição da força de cada pé de forma independente tanto na corrida quanto na caminhada, e produzem dados muito precisos que são analisados ​​por um software desenvolvido para isso.

Com esses resultados, o especialista responsável pelo estudo pode, então, recomendar o uso de um calçado específico ou o preparo de palmilhas corretivas se necessário.

É importante entender que a pronação é o mecanismo natural pelo qual o corpo amortece o impacto contra o solo. Em maior ou menor medida, todos nós fazemos esse movimento com os pés, desde o contato com o solo até a decolagem. A diferença entre os três grupos de piso está no movimento que fazemos durante essa fase da viagem do piso. Vejamos então uma série de sinais e sintomas que nos permitem entender se somos pronadores ou supinadores.

Primeiro, vamos analisar o desgaste ou deformidades de nossos tênis. Quando há deformidade excessiva no material das laterais do calçado, é bem possível que se trate de um pé supinador. Por outro lado, quando o desgaste excessivo é da sola ao nível do calcanhar, tanto externamente quanto internamente, podemos entender que é supinador ou pronador, respectivamente. A quebra do material que cobre as laterais do tornozelo do calçado também tende a ocorrer nas etapas de supinação.

Também podemos analisar os sintomas que o pé pode apresentar.

Quando há sobrecargas no tecido lateral interno dos tornozelos, geralmente é uma pegada de pronação. Por outro lado, os pronadores tendem a sofrer entorses de tornozelo repetidas, enquanto a fascite plantar recorrente geralmente aparece nos casos de pronadores.

Fonte: https://www.espn.com.ar/espn-run/nota/_/id/9386470/como-determinar-si-tu-pisada-es-pronadora-o-supinadora