Conheça 6 alimentos que fortalecem o sistema imunológico!

Postado por Viva Melhor


Em tempos de pandemia, como esta causada pelo novo Coronavírus, é super importante manter o sistema imunológico forte. Entre outros benefícios, uma boa imunidade auxilia na prevenção de diversas doenças infecciosas como, por exemplo, a COVID-19.

Como já explicado aqui no nosso blog, o sistema imunológico é essencial para a sobrevivência e atua por meio de vários mecanismos classificados como inatos ou adaptativos. Os mecanismos inatos, como a pele e os pelos, são aqueles que já nascemos com. Já os adaptativos são aqueles que desenvolvemos ao longo da vida, sempre que o organismo entra em contato com algum agressor externo, como o vírus.

Para manter o sistema imunológico fortalecido e em dia, é fundamental manter uma rotina de hábitos saudáveis. Além de praticar exercícios físicos regularmente e evitar o tabagismo e o alcoolismo, cuidar da alimentação deve estar sempre entre as suas prioridades.

Pensando nisso, selecionamos 6 alimentos que são essenciais em uma dieta equilibrada e que ajudam a fortalecer a sua imunidade. Veja abaixo quais são:

1. Alho

Comumente utilizado como tempero, o alho é um dos alimentos mais importantes em uma dieta saudável. Rico em potássio, cálcio e magnésio, o alho também tem ação antioxidante e anti-inflamatória, que auxiliam na prevenção de doenças cardíacas, respiratórias e inflamatórias.

Por possuir um componente conhecido como alicina, também confere para o organismo ação antimicrobiana, impedindo o crescimento e a proliferação de bactérias, vírus e fungos no organismo.

2. Couve

As folhas de couve são ricas em vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C e minerais como, por exemplo, cálcio, ferro e fósforo. Entre outros benefícios, ela ajuda a retardar o envelhecimento precoce da pele, auxilia no bom funcionamento dos ossos e ainda tem ação antioxidante. Além disso, a couve é rica em fibras, ideal em uma dieta com o objetivo de emagrecimento.

3. Laranja

Assim como a acerola, o limão e outras frutas, a laranja é rica em vitamina C, o que ajuda na melhora do sistema imunológico, prevenindo o surgimento de doenças infecciosas, como gripes e resfriados. Fonte de potássio, betacaroteno e magnésio, ela também auxilia no controle da pressão arterial e na absorção de ferro, proveniente de outros alimentos.

4. Mel

O mel de abelha é um dos alimentos mais especiais em uma dieta. Além de servir como adoçante natural, ele contém ação antioxidante e ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, funcionando como expectorante. Consumido com limão ou como própolis, alivia sintomas da gripe e fortalece a imunidade do organismo.

5. Gengibre

O gengibre é uma raiz que tem inúmeros benefícios para a saúde. Entre eles: ação antibacteriana, desintoxicante e termogênica. Ele melhora a imunidade do organismo e a qualidade dos sistemas digestivos, respiratórios e circulatórios.

6. Batata Doce

Fonte de ferro, ácido fólico, potássio e vitaminas A, B, C, K e E, a batata doce ajuda na prevenção de doenças, melhora o sistema imunológico, diminui os níveis de colesterol e atua como anti-inflamatório. Além disso, a batata doce é um alimento indispensável para quem deseja perder peso e alia exercícios físicos com uma boa alimentação na rotina.

Inclua esses alimentos na sua dieta e fortaleça o seu sistema imunológico!

Fonte: https://blog.drconsulta.com/6-alimentos-que-fortalecem-o-sistema-imunologico/